Artista do Coletivo BB Artes Visuais
Artista visual e fotógrafa natural de São Paulo , reside em Tteresópolis.
Possui trabalhos em instalações, gravura , pintura e fotografia .
Minha pintura é abstrata na sua maioria, meu foco está nas questões relacionadas às cores e às formas, ao bidimensional e ao rompimento do suporte. Na pintura essas questões me levam à abstração, com uma paleta exuberante, explorando contrastes e a matéria sempre presente.
Em fotografia as questões continuam sendo as mesmas, mesmo quando as imagens são figurativas ou preto e branco. São corpos, formas e natureza, que realçam o contraste e o lirismo contemporâneo.
Minha linguagem é a pintura abstrata, cores e formas são as minhas questões.
Na fotografia, o abstracionismo não está tão presente quanto na pintura, mas as questões continuam sendo as mesmas. As cores podem retratar um momento de vida, um sentimento, uma sensação. Tento usar as formas para organizar o meu mundo interior, muitas vezes caótico.
Desde 1991 estudo pintura e desenho, especificamente a pintura clássica e acadêmica, mas depois de anos, essa linha de trabalho não me representava mais.
Foi então que em 2005 iniciei minha pesquisa em arte contemporânea, instalações e intervenções urbanas.
Compartilho do mesmo pensamento de Picasso : Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que posso garantir é que ela me encontre trabalhando.
Centenário da Semana de Arte Moderna Espaço BB.
Centro Cultural Correios apresenta: “Coletivo BB Saúda e Pede Passagem”.
Projeto Alma Feminina
Texto para Exposição B0NDE21 _ 2021/2022
“Tupi or not tupi, that is the question”- Oswald de Andrade Palavras atuais… mesmo depois de 100 anos, ainda buscamos nossa identidade como artistas brasileiros e como arte brasileira. Penso ser esta uma busca eterna…Nós artistas do século 21, somos gratos aos grandes mestres do modernismo que nos mostraram o caminho das pedras, valorizando a liberdade total nas formas de criação e expressões artísticas.
Vanessa Barini